Historia

Os bumerangues foram usados nos quatro cantos do mundo, assim como os bastões de caça (em inglês: hunting sticks), tanto para recreação como para cerimônias religiosas e caça. A origem ainda não é muito certa; pesquisas mostram que antigas tribos na Europa usavam machados de arremesso e diversos tipos de bumerangues foram achados em várias partes do planeta em diferentes continentes. No Antigo Egito, um tipo especial de bastão era usado exclusivamente pelos faraós para caçar pássaros. De qualquer forma, o país que ficou mais famoso no mundo como "o país do bumerangue" foi a Austrália, onde os aborígenes usaram tanto bumerangues quanto bastões de arremesso por milhares de anos.

Bumerangues aborígenes australianos.
Note que a palavra "bumerangue" implica automaticamente que o objeto retorne. Um bastão de caça (hunting stick ou killer stick) é uma coisa completamente diferente e os dois termos não devem ser usados para a mesma finalidade. Os Kylies chegavam a pesar cerca de um quilo e podiam alcançar cerca de 200 metros de distância.
O bumerangue mais antigo de que se tem notícia foi encontrado na Polônia em 1987. Esta relíquia foi construída a partir de uma presa de mamute, 23 mil anos antes de Cristo. Na Austrália, o arqueólogo Roger Luebbers, em 1973, encontrou os mais antigos exemplares australianos. Acredita-se tenham aproximadamente 9 mil anos. Foram escavados três bumerangues completos e o pedaço de um quarto, todos feitos de madeira.
Na década de 1980, o museu australiano contou com a ajuda de um computador para fazer uma cópia e investigar as propriedades de voo de um destes bumerangues. Mesmo exibindo algumas propriedades de voo, o modelo escolhido foi considerado inadequado para voar longas distâncias. Por isso, os cientistas acreditam que pelo menos um dos exemplares encontrados no pântano seja um brinquedo.
Além de características lúdicas, os bumerangues eram utilizados em outras atividades cotidianas. Servia para cortar carnes e vegetais, cavar a terra em busca de raízes comestíveis e também para golpear a superfície da água durante a pesca. Para Bernard S. Mason, autor do livro "Boomerangs - How to Make and Throw Them" o instrumento também foi usado na caça de pássaros. Ele afirma que os aborígenes aproveitavam a revoada dos bandos para lançar os bumerangues de encontro ao grupo e tentar acertar algum animal. Mas muitos contestam esta afirmação e afirmam que os bumerangues só eram mesmo utilizado para induzir os animais em direção a redes.
Os europeus descobriram os bumerangues em 1770, com a chegada do capitão James Cook à Oceania. Foi ele o responsável pelo início da colonização da Austrália em nome da Inglaterra. Atualmente, o instrumento que a comitiva de Cook levou para a Europa desperta atenção de fãs em todo o mundo, que o elevaram à categoria de esporte. Os primeiros clubes, federações e entidades foram formados na Austrália, Europa e Estados Unidos no fim dos anos 60 e início dos anos 70.
Foi a Associação de Bumerangue da Austrália que estabeleceu as principais provas disputadas atualmente. Os americanos, que talvez sejam os mais ativos praticantes da atualidade, incluíram modalidades como M.T.A., duplo, estilo livre e provas em equipe. A história das competições no bumerangue ganharam força nos anos 80. Mas a primeira prova oficial ocorreu ainda em 1960, emMelbourne, dois anos após a fundação da Australian Boomerang Association.
O primeiro evento internacional, realizado em 1987 nos EUA, reuniu americanos, franceses e alemães. A história das "copas" começa definitivamente em 1991, quando foi disputada em Perth, na Austrália, a primeira Copa do Mundo. No mesmo período, foi fundada a World Boomerang Association (WBA), responsável pela promoção do esporte e organização de campeonatos. A IFBA (Internation Federation of Boomerang Associations), que foi fundada oficialmente em 2004, é a herdeira da WBA

Fonte: Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário